[PREFÁCIO] "Mar de Areias" (2018), de Elizeu Cardoso

 PREFÁCIO*

Disponível na loja virtual
da Editora Penalux

               Depois dos cativantes romances Dias Amarelos e A Dança dos Ventos, Elizeu Cardoso – nosso Mia Couto maranhense – nos brinda neste Mar de Areias com 12 contos que conduzem por mais uma fascinante travessia para o Maranhão profundo, onde mulheres e homens de fibra coexistem entre os mistérios da natureza e da existência humana em terra de encantarias.

            Neste livro somos apresentados aos moradores da região das ilhas de Lençóis, no noroeste do Maranhão, através das irmãs gêmeas Maria Piedade e Piedade Maria, que sentadas em frente aos barcos ancorados na beira do mar conversam longamente sobre os nomes de 14 embarcações. Enquanto Maria Piedade atesta sua incrível memória revisitando o mar de histórias fantásticas pelo qual a tripulação de cada barco já navegou, Piedade Maria faz as vezes de ouvinte atenta e curiosa da irmã.

         Os relatos detalhados das moradias, quintais, embarcações e paisagens naturais que ambientam com primor cada ação enriquecem um registro ficcional vigoroso do cotidiano regado a frutos do mar, frutas frescas, farinha, café e outras delícias da região marcada por brisa marítima, dunas alvas, manguezais, lagoas, céu estrelado e um luar que inspiram lendas e alimentam mistérios.

            Com uma narrativa potente e bem amarrada, que liga um conto ao outro através dos personagens que despontam entre o real e a fantasia a cada história, Mar de Areias fala dos amores infinitos, das paixões irresistíveis, dos causos extraordinários, da fé inabalável e da sabedoria inconteste de um povo que subsiste das relações de respeito, confiança e parceria próprias das comunidades tradicionais de pescadores.

A hábil prosa poética do autor natural de Pinheiro-MA, acurada pelos livros anteriores, tranquilamente o equipara aos escritores que o influenciaram pelo caminho do realismo mágico, como Gabriel García Márquez, Eduardo Galeano e Mia Couto. O que nos permite afirmar sem medo que a literatura de Elizeu Cardoso possui a qualidade literária dos autores que ele admira, mas se destaca principalmente pelo seu talento próprio em olhar para o mundo com sensibilidade e inteligência, fazendo dialogar os saberes popular e erudito encontrados em sua terra natal com muita graciosidade. Seus livros tem poesia, humor e um profundo respeito pelos mistérios desse universo mágico que é real para quem o vivencia e o tem como referência para entender o mundo. A comparação com o moçambicano Mia Couto, inevitável, faz sentido pelas semelhanças de vivência e profunda intimidade que ambos autores guardam em relação à terra enquanto objeto de interesse científico, mas também de pleno reconhecimento do território de encantarias. Mia é biólogo e Elizeu geógrafo. Ambos poetas.

Ao reverenciar o rico patrimônio oral onde Elizeu Cardoso forma sua escuta poética transformada em literatura, Mar de Areias é ao mesmo tempo homenagem - a primeira letra do nome de cada barco é um acróstico dos pais do autor e a quantidade de páginas de cada conto faz referência aos quinze filhos do casal - e fonte de inspiração à fundamental arte de contar e ouvir histórias.

 

Talita Guimarães

Escritora e Jornalista

*Íntegra do texto, originalmente publicado reduzido como orelha na edição física do livro.

Comentários

Postagens mais visitadas