[PREFÁCIO] "Quadro Negro" (2020), de Fernanda Silva

Disponível na Livraria AMEI

 PREFÁCIO

A poesia de Fernanda Silva é solar. Fala de sutilezas que aquecem a existência, e que mesmo quando potencialmente tristes, não deixam de comover pela capacidade com que a autora as envolve em lirismo.

Entre poemas e aforismos, sua literatura avança pelo território das experiências sensíveis que transbordam para o papel porque já não cabem só no peito de quem as sente. É preciso fazê-las voarem, alcançarem outros ouvidos, tocarem certos corações. A escrita delicada e confessional soa como necessidade de diálogo direto com quem a lê. Ora revelação, ora desabafo, a poesia de Fernanda transita entre a voz que aconselha e a que enternece, ao partilhar com generosidade suas percepções sobre os sentimentos humanos.

Ao se desdobrar em versos, a autora não poupa elogios a quem lhe inspira e acelera seu coração. Sequer hesita ao declarar suas paixões, registrando momentos ternos, lembranças afáveis e o desejo por companhias agradáveis. Aliás, laços afetivos de todos os níveis interessam a esta jovem poeta, que brinda amores e amizades, valorizando as relações humanas baseadas em parceria - exemplos de vida.

Quando nos sopra seus aforismos, Fernanda Silva mostra que desde sua estreia como autora publicada vem amadurecendo sua forma de pensar e lidar com a vida. Compartilha o que ouve por aí como quem sugere que pensemos juntos sobre o assunto e reflete sobre saudade, superação, autoestima, liberdade e coragem.

Se todo afeto que se constrói, desconstrói e reconstrói ao longo de uma vida inspira Fernanda Silva para a ficção, matéria sonhada por quem escreve o que gostaria de viver; ou deriva integralmente da realidade, vida pulsante que de tão imensa merece registro, só a autora - guardiã das faíscas que acionam sua escrita - para nos dizer. Afinal as chaves da poesia são sempre um mistério, desses que habitam nosso imaginário ampliando nossos sentidos sobre a vida real ao redor.

Talita Guimarães

Escritora e Jornalista

Comentários

Anônimo disse…
Ug6gg5g5g g2g

Postagens mais visitadas